terça-feira, dezembro 09, 2014

Apple Design

Há um bom tempo queria falar de um assunto que mexe com meu coração e minhas lembranças.
Assunto que faz parte de minha história, da maneira que tenho para criar e empreender, e se chama Apple Design.

Eu realmente não sei como seria nossa era computacional, sem a descrição e slogan "Think Different" do Messias Steve Jobs.
Pode parecer comentário de um fã, mas não é, quer dizer, também sou seu admirador convicto mas Steve foi um visionário Messias dos dias atuais para o Design sofisticado e futurista.

Lutador e consciente do espaço que suas ideias e visão trariam ao mundo, Steve não entrou numa era materialista pensando em lucro. Steve pensou em integração da maquina com o homem. Pensou em utilidade, em algo que fosse anatomicamente adequado ao uso e bom de os olhos verem.

Think Different é o Slogan audacioso para quem sabe que o mundo não é apenas o que podemos enxergar, mas o que podemos sonhar e então conquistar. "Pense Diferente" é a mensagem que um consultor de PNL diria à você.

Quando tive a primeira chance no ano de 2000 após começar minha graduação em  Projeto Visual, comprei meu primeiro apple. Um Ibook Color, Blueberry. Foi não só um sonho realizado, mas a chance de fazer as pazes com minha sede de ter um apple só para mim e não mais um em que todos usassem como no meu primeiro emprego como analista de suporte no Dr. Chipp.
Meu amigo leal por anos a fio, aprendi photoshop nele, fiz trabalhos de faculdade. E nunca vou esquecê-lo.

10 anos depois, Steve Jobs foi meu mentor na graduação de TI, não pessoalmente é claro, mas foi o astro principal nos meus trabalhos de empreendedorismo. Sua história já era lenda e não só para mim. Pude ver que não se tratava apenas de uma mente voltada para a criação, mas um visionário do empreendedorismo atual, exemplo de alguém que marcaria uma geração acreditando que o "pensar diferente" não era um problema mas sim uma solução.


Em 2008 tive a chance de conhecer a Apple Store em New York. A loja era um templo, desenhada como um cubo de cristal fincado no chão, onde você desce escadas de vidro para dentro da loja.
Engenharia que parece ter sido usada de exemplo no design para cenários de filmes futuristas como Oblivion.

Então os anos passaram e a Apple seguiu com tendências para o design limpo, onde o conceito da máquina dura, cheirando óleo e cheia de cabos de força deixariam de existir. Os novos Apples agora são brancos, translúcidos, com luzes que parecem ser sinais de tecnologia de vida em outro planeta.


A apple conquistou um novo mundo, que não existiria se não fosse por Steve Jobs. E nele temos hoje, os ipods, caixinhas de música com qualidade, leveza e estilo. Os iphones, telefones celulares que são como uma extensão de nossas mãos. Cadernos que falam conosco, os tablets Ipads.
E os computadores, ah os computadores, não somente a aparência física é outra, como o software é simplesmente maravilhoso. O Mac Os é um dos sistemas mais usados no mundo. E a apple deu partida com os Notebooks Ultrafinos, com seu lançamento do  MacbookAir.

Esses foram marcos em nossa geração, e em meu coração.

Deixo a todos o texto escrito para o primeiro comercial "Think Different" por Steve Jobs:

“Isto é para os loucos.Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.”


                                                                                                                                               Steve Jobs 1955-2011      

Nenhum comentário:

 
 
Copyright © Design By M. Altmann
Contato designby.com.br