"O negócio de vestir uma palavra com uma forma visível
tem fascinado a humanidade desde os primórdios de sua história." Emil
Ruder
É seguro dizer que a tipografia é parte de uma arte, onde você
desenvolve o máximo de estudos do que você
conhece na escolha de uma fonte, layout, teste de cores,
fotografia e outros aspectos.
Usando as fontes “padrão” ou estilos de fonte que não
correspondem ao se trabalho pode tornar sua obra com aspecto de inacabada e barata. O uso de fontes que teve seu apogeu como a Monotype Corsiva, Impact ou ainda uma Comic Sans MS não irão
deixar seu site “In”.
Você precisa de uma fonte manuscrita? Por favor, procure
outra coisa ... Comic Sans MS já foi usada
demais, e há milhões de outras escolhas gratuitas na internet. Se você
realmente se preocupa com a sua arte, não se restrinja às fontes fornecidas pelo seu sistema 0peracional.
Lembre-se sempre que a tipografia deve refletir seu ponto de vista, atitude, personalidade e
atmosfera. Não importa qual o estilo que você prefere: se é vintage, moderno,
manuscrita ou outra. Ele diz algo sobre qualquer trabalho que você cria e diz algo sobre você. Fazer um cartaz usando uma fonte Arial ou Times New Roman
significa que este aspecto não lhe traz importância MeSmO.
Para uma empresa a tipografia é parte da composição de sua
identidade. Qualquer organização de renome deve ter determinados tipos de
fontes que podem ser associados ao seu trabalho. Eles são tanto parte da identidade
da organização quanto o logotipo e as
cores oficiais que você irá trabalhar.
Tipografia impecável é um tópico do profissionalismo. Não colocar o
pensamento na tipografia soará como um trabalho
anti profissional.
O que você sente quando vê uma mensagem criada com fontes Times New Roman ou Arial? Ou ainda
os dois sinais montados no mesmo trabalho
com diferentes estilos de fontes? Dúvida
na hora de escolher? Essas coisas nos fazem acreditar que as pessoas que estavam
na criação simplesmente não ligavam ou estavam desorganizadas.
Além disso, a
tipografia afeta a legibilidade de uma marca. Faça uma experiência: tente ler
um documento infinito escrito em Arial e Microsoft Word, e tente ler um
documento de 100 páginas com fonte LaTeX. Se você conseguir segurar lendo o
primeiro, o resultado será a de incômodo n os olhos e leitura na velocidade de um
caracol. Da mesma forma, cartazes, bem como sites, devem ter fontes que são
cativantes, e ainda legíveis.
PODEMOS, por exemplo, comparar um tipo de letra com uma festa. Qual é a sua festa? É uma festa de
casamento, um churrasco com os amigos, uma festa de formatura ou aniversário?
Você não gostaria de pedir a seus convidados para chegarem num churrasco de smokings, certo? Ou você não iria montar um selo presidencial em
Comic Sans, iria?
Olhe para a escolha das fontes desta maneira: mesmo que a
comunicação visual não é de sua direta responsabilidade, você se comunica
visualmente todos os dias em suas cartas, memorandos, sites, e assim por
diante. Assim, ter algum conhecimento básico da tipografia é útil, assim como
ter uma caligrafia decente antes de começarmos a escrever somente em
computadores.
Mas não se preocupe; é claro que existem níveis de interesse
em fontes que vão mais longe do que o que você precisa fazer como designer.
Você não precisa se tornar um sommelier para escolher uma garrafa de vinho
decente de vez em quando, ou saber todos os detalhes sobre o Apache para
escolher uma hospedagem e configurar seu próprio site. Você pode usar a mesma
abordagem para a tipografia. Assim, alguns ainda estudar à fundo porque gostam muito
do assunto. Como você deve ter notado, quando você aprende a diferenciar entre
um monte de diferentes fontes em quaisquer
trabalhos, de certa forma você começa a
perceber uma constante em todos os lugares. Em outras palavras, depois de
conhecer um pouco mais sobre as fontes, você começa a apreciar as diferenças
entre eles, e notá-las em todos os lugares. Normalmente as pessoas se irritaram
quando o assunto é a tipografia, pois eles não conseguem diferenciar e identificar diferentes fontes
instantaneamente de forma a harmonizar seu trabalho, procurando saber como é
que poderia ser feito melhor, ou realmente sentindo o modo como ela se encaixaria no que o texto realmente diz.
Uma vez que você está no mundo da tipografia, não há como escapar,
porque a tipografia está em toda parte e sua visão já mudou permanentemente.
Ainda assim, não há nada de ruim nesta reviravolta. Agora vamos dar-lhe duas
principais razões.
• Conhecimento da tipografia ajuda o designer a ser mais
eficaz para criar e transmitir uma
mensagem.
• Ter conhecimento de diversos tipos de letras faz parte da
caixa de ferramentas do designer. É mais difícil fazer uma comunicação eficaz
sem ela.
O fato é que a tipografia é uma ciência. É regida por alguns
princípios básicos que nunca vão mudar. Uma tipografia pobre afeta a legibilidade de uma forma bem direta que a maioria das pessoas irão notar.
Sim, tudo é simples e lógico.
Para desvendarmos, observe a expressiva capacidade de uma
fonte para comunicar articuladamente um sentimento. Isso pode melhorar drasticamente o
seu texto. Por exemplo, um tipo de letra simples, como Helvetica é bom para
comunicar uma idéia declarada. Uma fonte ornamental com serifas e arabescos irá
comunicar sentimentos de complexidade, romance, arte e nuances de relacionamentos .
As fontes são divididas em famílias, e para termos uma
noção, vou citar as Serifs e Sans-serif.
As Serifas (ou Serif )são fontes com pequenos traços e
prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Já as Sans-Serif, nome
que vêm do Francês Sem- Serifas já não possuem prolongamentos no fim de suas hastes.
Também encontramos vertentes da tipografia como a arte do Lettering que nada mais é que o produto da combinação de formas projetadas e desenhadas com um determinado propósito, atuando com função decorativa. Temos como exemplo a logo da Coca- Cola, ou nos antigos poster Circenses, e cartazes estilo Western.
Hoje em dia temos grandes nomes da arte que atuam com Lettering, como Joan Tarrago, e o Brasileiro Marcelo Schultz ilustrando para a marca Nike.
Vejam alguns exemplos:
Temos também a arte de Thibaude Tissot e Caroline Grohs:
E a beleza de cartazes ilustrativos como os abaixo:
Um designer especialista nunca subestima a importância da tipografia e nunca se cansa de novas belas fontes para projetos, slogans, mensagens de banner e assim por diante.
O site possui fontes gratuitas e outras pagas. Também
apresenta layouts e testes de cores. Famílias de diversas fontes e também dicas
e matérias. Vale conferir!
Awwwards - 100 melhores fontes de 2014
O site é famoso por manter um Hanking dos melhores estilos da internet, sejam Blogs, Websites, subcategorias de cores...e nessa matéria uma seleção com as 100 mais cotadas fontes de 2014. A maioria são livres de direitos autorais. Vale conferir!
Awwwards - 100 melhores fontes de 2014
O site é famoso por manter um Hanking dos melhores estilos da internet, sejam Blogs, Websites, subcategorias de cores...e nessa matéria uma seleção com as 100 mais cotadas fontes de 2014. A maioria são livres de direitos autorais. Vale conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário