sexta-feira, abril 11, 2014

Chaves para o sucesso na Tipografia







Acreditamos que designers profissionais irão concordar de boa vontade com a
afirmação de que uma pobre tipografia faz o design parecer amador. É por isso que os designers  são especialmente exigentes quando se trata de escolher as fontes corretas. É um pouco difícil explicar por que a tipografia é tão crucial para um projeto de identidade visual, mas vamos dar uma olhada.
"O negócio de vestir uma palavra com uma forma visível tem fascinado a humanidade desde os primórdios de sua história." Emil Ruder

É seguro dizer que a tipografia é parte de uma arte, onde você desenvolve  o máximo de estudos do que  você  conhece  na  escolha  de uma fonte, layout, teste de cores, fotografia e outros aspectos.
Usando as fontes “padrão” ou estilos de fonte que não correspondem ao se trabalho pode tornar sua  obra com aspecto de inacabada  e barata. O uso de fontes que teve  seu apogeu como a  Monotype Corsiva,  Impact ou ainda uma Comic Sans MS não irão deixar seu site “In”.
Você precisa de uma fonte manuscrita? Por favor, procure outra coisa ... Comic Sans MS já foi usada  demais, e há milhões de outras escolhas gratuitas na internet. Se você realmente se preocupa com a sua arte, não se restrinja  às fontes fornecidas pelo  seu  sistema 0peracional.

Lembre-se sempre que a tipografia deve refletir  seu ponto de vista, atitude, personalidade e atmosfera. Não importa qual o estilo que você prefere: se é vintage, moderno, manuscrita ou outra. Ele diz algo sobre qualquer trabalho que você cria  e diz algo sobre você. Fazer um cartaz  usando uma fonte Arial ou Times New Roman significa que este aspecto não lhe traz importância MeSmO.

Para uma empresa a tipografia é parte da composição de sua identidade. Qualquer organização de renome deve ter determinados tipos de fontes que podem ser associados ao seu trabalho. Eles são tanto parte da identidade da organização quanto  o logotipo e as cores oficiais que você irá trabalhar.
Tipografia impecável  é um tópico do profissionalismo. Não colocar o pensamento na tipografia soará  como um trabalho anti profissional.

O que você sente quando vê uma mensagem criada  com fontes Times New Roman ou Arial? Ou ainda os dois sinais montados  no mesmo trabalho com diferentes estilos de fontes?  Dúvida na hora de escolher? Essas coisas nos fazem acreditar que as pessoas que estavam na criação simplesmente não ligavam ou estavam desorganizadas.
Além  disso, a tipografia afeta a legibilidade de uma marca. Faça uma experiência: tente ler um documento infinito escrito em Arial e Microsoft Word, e tente ler um documento de 100 páginas com fonte  LaTeX. Se você conseguir segurar  lendo  o primeiro, o resultado será a de incômodo n os olhos e leitura na velocidade de um caracol. Da mesma forma, cartazes, bem como sites, devem ter fontes que são cativantes, e ainda legíveis.
  
PODEMOS, por exemplo, comparar um tipo de letra com  uma festa. Qual é a sua festa? É uma festa de casamento, um churrasco com os amigos, uma festa de formatura ou aniversário? Você não gostaria de pedir a seus convidados para chegarem  num  churrasco de  smokings, certo?  Ou você não iria montar um selo presidencial em Comic Sans, iria?

Olhe para a escolha das fontes desta maneira: mesmo que a comunicação visual não é de sua direta responsabilidade, você se comunica visualmente todos os dias em suas cartas, memorandos, sites, e assim por diante. Assim, ter algum conhecimento básico da tipografia é útil, assim como ter uma caligrafia decente antes de começarmos a escrever somente em computadores.
Mas não se preocupe; é claro que existem níveis de interesse em fontes que vão mais longe do que o que você precisa fazer como designer. Você não precisa se tornar um sommelier para escolher uma garrafa de vinho decente de vez em quando, ou saber todos os detalhes sobre o Apache para escolher uma hospedagem e configurar seu próprio site. Você pode usar a mesma abordagem para a tipografia. Assim, alguns ainda estudar à fundo porque gostam muito do assunto. Como você deve ter notado, quando você aprende a diferenciar entre um monte de diferentes  fontes em quaisquer trabalhos, de certa forma  você começa a perceber uma constante em todos os lugares. Em outras palavras, depois de conhecer um pouco mais sobre as fontes, você começa a apreciar as diferenças entre eles, e notá-las em todos os lugares. Normalmente as pessoas se irritaram quando o assunto é a tipografia, pois eles não conseguem  diferenciar e identificar diferentes fontes instantaneamente de forma a harmonizar seu trabalho, procurando saber como é que poderia ser feito melhor, ou realmente sentindo  o modo como ela se encaixaria  no que o texto realmente diz.

Uma vez que você está  no mundo da tipografia, não há como escapar, porque a tipografia está em toda parte e sua visão já mudou permanentemente. Ainda assim, não há nada de ruim nesta reviravolta. Agora vamos dar-lhe duas principais razões.

 Conhecimento da tipografia ajuda o designer a ser mais eficaz  para criar e transmitir uma mensagem.
 Ter conhecimento de diversos tipos de letras faz parte da caixa de ferramentas do designer. É mais difícil fazer uma comunicação eficaz sem ela.

O fato é que a tipografia é uma ciência. É regida por alguns princípios básicos que nunca vão mudar. Uma tipografia pobre  afeta a legibilidade de uma forma bem direta que a maioria das pessoas irão notar. Sim, tudo é simples e lógico.
Para desvendarmos, observe a expressiva capacidade de uma fonte para comunicar articuladamente um  sentimento. Isso pode melhorar drasticamente o seu texto. Por exemplo, um tipo de letra simples, como Helvetica é bom para comunicar uma idéia declarada. Uma fonte ornamental com serifas e arabescos irá comunicar sentimentos de complexidade, romance, arte e nuances de relacionamentos .

As fontes são divididas em famílias, e para termos uma noção, vou citar as Serifs e Sans-serif.
As Serifas (ou Serif )são fontes com pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Já as Sans-Serif, nome que vêm do Francês  Sem- Serifas já  não possuem prolongamentos  no fim de suas hastes.

Também encontramos vertentes da tipografia como a arte do Lettering que nada mais é que o produto da combinação de formas projetadas e desenhadas com um determinado propósito, atuando com função decorativa. Temos como exemplo a logo da Coca- Cola, ou nos antigos poster Circenses, e cartazes estilo Western.

Hoje em dia temos grandes nomes da arte que atuam com Lettering, como Joan Tarrago, e o Brasileiro Marcelo Schultz ilustrando para a marca Nike.

Vejam alguns exemplos:





Temos também a arte de Thibaude Tissot e Caroline Grohs:






E a beleza de cartazes ilustrativos como os abaixo:




Um designer especialista nunca subestima a importância da tipografia e nunca se cansa de novas belas fontes para projetos, slogans, mensagens de banner e assim por diante.

Sites Recomendados:

I Love Typography

O site possui fontes gratuitas e outras pagas. Também apresenta layouts e testes de cores. Famílias de diversas fontes e também dicas e matérias. Vale conferir!

Awwwards  - 100 melhores fontes de 2014 

O site é famoso por manter um Hanking dos melhores estilos da internet, sejam Blogs, Websites, subcategorias de cores...e nessa matéria uma seleção com as 100 mais cotadas fontes de 2014. A maioria são livres de direitos autorais. Vale conferir!


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