Dizer que uma cor por sí mesma pode fazer você tomar a decisão na escolha de compra de uma marca parece ficção científica saindo da equipe de agentes do FBI Olívia Dunham e Peter Bishop da série FRINGE, estou certo?
Bem, os estudos existem e a ciência se chama Neurolinguística. Ela é a ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem. Através dela, conseguimos hoje entender que existem várias maneiras de linguagem, tal como as sensoriais e as diversas formas que tudo ao nosso redor nos direciona a uma comunicação, e isso inclui as CORES.
Do Brainstorm ao Projeto
Vou deixar aqui algumas dicas para quem está começando a montar um projeto de identidade visual ou para quem precisa reestruturar a que já existe.
Quem me conhece, sabe o quanto sou minucioso com detalhes antes da apresentação de um projeto final ao cliente. Cores, estilos e sons fazem parte da minha pesquisa. Mas para início sempre temos que saber qual o público alvo à quem destinamos a propaganda ou marca, seguido do estudo e planejamento de cores, depois tipografia e por fim, o estudo de símbolos se for necessário.
Falarei sobre o estudo das cores e a comunicação com nossos comportamentos, e num futuro mais próximo tratarei sobre os símbolos.
Para isso, vou destacar os avanços na Neurociência e Neurolinguística para a criação de uma linguagem usada à muito nas propagandas.
Pesquisas científicas mostram que por meio das cores conseguimos direcionar decisões de públicos. Hoje o estudo se popularizou tanto que até mesmo quem não conhece já chegou a banaliza-lo, dando nomes como "subliminar" ou algum tipo de "ciência oculta". Mas tudo não passa de compreensão à biologia e ciência.
As cores fazendo você tomar uma decisão. Como assim?
Segundo especialistas, a neurociência evolui ao ponto onde já se consegue mapear a existência de mais áreas do cérebro que atuam na interpretação das cores e não somente o hemisfério direito como se pensava.
O mais legal de tudo e pura verdade, é saber sobre o uso do cérebro entendendo que cada imagem, cor, som e várias outras formas de linguagem (muitas desconhecidas ainda para o ser humano), auxiliam a criação de sinapses (ligações) em nossa rede neural, nos fazendo ter uma percepção ou sensação específica. Como por exemplo, quando vemos a imagem de um limão e temos a percepção do azedo, ou sentimos um perfume remetendo à lembrança de uma pessoa ou lugar.
As Cores também criam sensações e respostas à alguns comportamentos. Vejamos algumas das mais importantes então:
- AZUL – Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal
O Azul faz sinapses que você entende como Poder, ou no tom mais claro como uma cor fria, e portanto com higiene e frescor.
- LARANJA – Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
O Laranja representa uma variação de cor energética, dando a entender o dinamismo e expansão.
- AMARELO – Parte do cérebro: Sistema de Recompensa.
Passa mensagem de transparência, e nós associamos instintivamente com o calor do sol. Uma cor energética, e que dá credibilidade.
- ROSA – Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Uma cor que varia do vermelho, e no tom mais claro por uma questão cultural associamos à inocência, e num tom mais forte com a feminilidade.
- VERDE – Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social.
O verde bem como a cor fala, nos reflete à natureza e todo significado que ela traz como harmonia e ciclo tênue. Usado por exemplo em painéis subterrâneos como metrô e passagens, dando a sensação de estarmos livres e longe do perigo.
- MARROM – Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções
Já o marrom é uma cor escura e culturalmente nos dá ideia de conservadorismo e seriedade.
- BRANCO– Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Por uma questão de herança cultural, nos remete à pureza, mas também pode representar harmonia e luminosidade.
- ROXO – Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
O roxo reflete a indecisão, uma cor que fica entre o vermelho e o azul, deixa a dúvida aparente. Muito usada hoje em dia em produtos onde é um mix de coisas. Está aí a opção certa para quem tem dúvidas sobre o que comprar.
- VERMELHO – Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
Nos relaciona ao prazer, à paixão, uma cor quente que também nos dá razão ao sentir a necessidade de satisfação, por isso muito usada com a comida. Ex Mac Donalds e Design de cozinhas dos anos 70. Também é relacionada ao sacio do prazer sexual, nos fascina e estimula o lado masculino da sexualidade.
- PRETO – Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
O preto irá criar duvida e portanto mistério. Uma cor nobre e que dá sensação de distinção.
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