terça-feira, maio 05, 2015

Olhos a janela da alma

Dificilmente alguém consegue disfarçar um olhar de interesse, ou até mesmo movimentos tão instintivos que nem imaginam que estão transparecendo o que pensa.
Dizem que no antigo Oriente, os vendedores de pedras preciosas olhavam a pupila dos clientes, e quando percebiam que a pupila dilatou-se seria a certeza que o cliente estava interessado, então aumentavam o preço.
Sendo assim, podemos dizer e notar o simples interesse de uma pessoa pela abertura um pouco maior que o normal dos olhos. 
Alguns jogadores de xadrez em campeonatos usavam óculos escuros para seu adversário não ver para onde estava sua atenção.
Podemos usar isso a nosso favor, por exemplo, quando dormimos e dizemos que estamos "sonhando", nosso cérebro no estado "Alfa" do sono, momento que o nosso subconsciente figura as mensagens de nosso consciente absorvidas durante o dia, organizando-as através de uma linguagem única, para que essa máquina maravilhosa que é nosso cérebro, esteja em conforme com as equações mais complexas da linguagem da vida. Então nesse momento um observador poderá notar que nossos olhos se voltam para cima e ficamos fazendo movimentos rápidos que chamamos de estágio (REM) do sono.
Portanto se quero visualizar algo, posso repetir essa posição, mesmo  que consciente, a isso chamamos de fisiologia do corpo em acordo com a mente.
Outro exemplo é quando franzimos a região entre os olhos.Geralmente é porque estamos fazendo uma analise muito critica ou não concordamos com o que está sendo dito, assim como um olhar de rabo de olho, note, muitos olham não de frente, mas meio de lado.
A PNL (Programação Neurolinguística) percebeu outro padrão interessante, a direção que os olhos se voltam quando estamos imaginando ou tentando lembrar de algo, ou quando estamos trabalhando com determinado sentido, veja a foto:



Então como fica na prática:
Baseando-se na figura acima, poucas pessoas usam o contrário, quando estão lembrando ou construindo um pensamento, então podemos perguntar algo que seria difícil lembrar visualmente, como a cor da última toalha que usou ou de algo cinestésico (que sentiu), se for muito fácil quase não veremos seu globo ocular se deslocar ou mesmo não veremos, tem que ser uma lembrança difícil.

Se depois constado que é para direita que a pessoa constrói imagens se perguntado algo e os olhos se deslocarem para a direita provavelmente estaria mentindo.



segunda-feira, maio 04, 2015

Infografia para a RNAJVHA

Trabalho de Infografia feita para a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/AIDS apresentado pelo Preletor e Autor Diego Callisto do RNAJHA.

 A infografia é uma representação visual gráfica de uma matéria ou artigo, que busca facilitar a compreensão de conteúdo, onde apenas o texto escrito dificultaria o entendimento. 
Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.
Embora cientistas seu utilizem mais frequentemente de artifícios gráficos tradicionais (como diagramas e gráficos estatísticos), eles também usam infografia enquanto ferramenta didática da visualização científica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

 
 
Copyright © Design By M. Altmann
Contato designby.com.br